Programação geral

Título: Como Elaborar Diagnósticos Socioambientais de Rios Urbanos?

Objetivo

Esta atividade tem como propósito apresentar a trajetória do projeto de extensão “Rios Invisíveis”, desenvolvido na Cidade de Goiás, a partir de uma experiência que promoveu a integração entre a comunidade acadêmica e a população local. Com foco nos métodos colaborativos de mapeamento socioambiental, esta apresentação trata do resgate das memórias e histórias relacionadas ao Córrego Prata, afluente do Rio Vermelho, um dos cursos d’água mais significativos do município de Goiás. A proposta é descrever as metodologias de mapeamento e diagnóstico de cursos d´água, de modo a evidenciar seu potencial de replicabilidade em diferentes contextos urbanos, contribuindo para estudos sobre a regeneração de corpos hídricos urbanos por meio de estudos realizados nas microbacias hidrográficas.

Público-alvo: 

Estudantes universitários, professores, pesquisadores, gestores públicos, lideranças comunitárias e demais interessados em metodologias participativas de diagnóstico socioambiental e em práticas de preservação e regeneração de corpos hídricos urbanos.

 

Metodologia / Dinâmica / Cronograma

  • Apresentação (15 min): Apresentação do projeto de extensão “Rios Invisíveis de Goiás” (fotos, dados, contexto).

  • Discussão sobre os métodos para elaboração do diagnóstico socioambiental (40min): a) mapeamento da biodiversidade; b) questionários; c) entrevistas; d)  Protocolo de Avaliação Rápida; e, finalmente, e) diretrizes para a regeneração de rios urbanos. 

  • Rodada de perguntas (25 min)

  • Encerramento (10 min)